blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

O que Ferroviária de Arararaquara, Audax, Agua Santa, Red Bull, Boa Vista-RJ e Votuporanguense tem que os times do Nordeste não tem?

Esses clubes passaram para a terceira fase da Copa São Paulo, e do Nordeste restou apenas o Vitória.

Trata-se de uma demonstração da situação de uma região em que o futebol definha na maioria de seus estados.

Os clubes Nordestinos perderam as suas demandas para os do Sudeste, e esse é sem duvida o maior trabalho para ser efetuado pelos seus dirigentes para a recuperação, através de um projeto que poderia ser denominado com o título ¨NORDESTINAÇÃO DO FUTEBOL NORDESTINO¨.

Para que possamos chegar mais perto do nível nacional, teremos que passar por um processo de ¨Nordestinação¨, ou seja, o de retomar o espaço perdido para a globalização que fincou os clubes de fora na região, inclusive os grandes da Europa, que vem avançando sobre os jovens.

O retorno dessa demanda, e a absorção da nova geração é o caminho que tem que ser percorrido por todos os clubes do Nordeste, que poderiam ter na sua Copa uma oportunidade para que a recuperação seja efetuada.

A situação da região é trágica, e tem na Copa do Nordeste o seu exemplo quando 10 dos seus 16 participantes são da Série C e D do Brasileiro.

Esse torneio terá que ser refeito, ocupando os espaços dos estaduais e com duas divisões, contemplando clubes que tenham as estruturas necessárias para tal.

A rivalidade regional, com uma competição longa, bem formatada, não com o atual formato que é grotesco, no lugar dos falecidos estaduais, certamente traria um novo ânimo ao torcedor de cada unidade da região, que teria jogos importantes em suas cidades.

Há algum tempo que não sai uma pesquisa sobre torcidas dos clubes, o que aliás não seria necessário, desde que as últimas apresentaram os mesmos números, e o único item que vem aumentando é o dos que não gostam do futebol.

No resumo de todas que foram apresentadas a penetração do eixo Rio-São Paulo no Nordeste é avassaladora, desde que dos 15 clubes de maiores torcidas, 7 são de times da própria região, que somados representam um pouco mais de 25% do total.

Pernambuco, Bahia e Ceará dominam, e os demais pertencem aos do Sudeste. Mais da metade dos torcedores do Nordeste torcem para times desse eixo, sendo 32% de cariocas e 19% de paulistas.

Tal fato demonstra que somos os donos da casa, mas não mandamos nela.

Como o o futebol poderá evoluir nesses 9 estados, se os torcedores não usam as camisas de seus clubes, e preferem em maior proporção as de outros fora do contexto?

Bahia e Sport são dois times que tem uma maior ramificação nessa região, com cerca de 4,8% e 4,1%.

O próprio estado de Pernambuco que já teve uma proporção bem maior de torcedores locais, hoje já está quase emparelhado com os clubes do Sudeste, principalmente nas cidades do interior. A sua área metropolitana é que ainda sustenta a liderança.

No Ceará e Bahia, os clubes locais mantêm a preferencia do torcedor da sua área metropolitana, perdem de forma expressiva no interior.

Nos demais estados, as equipes de fora são dominantes, e isso é comprovado quando essas nas vezes que jogam nessa região, as arquibancadas contemplam suas torcidas em número bem maior do que as locais.

A globalização é uma realidade, mas na verdade os que fazem o futebol do Nordeste não tiveram a competência de observarem o que estava acontecendo, e que pudessem formatar um projeto esportivo regional para recuperar essa demanda tomada por clubes de outros estados.

A Bahia é um exemplo de estado que tem um interior com cidades de boas condições econômicas, e com clubes que poderiam ir mais à frente, mas esses não tem torcedores, que estão mais voltados para aqueles do eixo que domina o futebol brasileiro.

Há pouco assistimos um jogo pela Copa da Liga Inglesa entre o Bristol City, da Segunda Divisão que jogou na casa do Manchester City, com mais de sete mil torcedores que vieram de sua cidade para apoiar o time. Isso é um exemplo importante para a evolução do futebol.

Esse artigo substituiu um outro que tínhamos preparado sobre os agentes do futebol por conta de algo que constatamos em um shopping de nossa capital, quando somamos 15 camisas dos clubes europeus que estavam sendo vestidas não apenas por jovens, enquanto não detectamos nenhuma de nossos clubes.

Algo certamente está errado.

Esta é uma realidade existente que massacra o futebol regional, que para voltar a crescer terá que proceder com uma ¨Nordestinação¨, trazendo de volta os seus torcedores.

Uma Copa do Nordeste mais profissional e menos romântica, é o caminho de abertura para que isso possa acontecer.

Na verdade vivemos de ilusão, com iludidos e ilusionistas.

Comentários   

0 #4 RE: ¨NORDESTINAÇÃO¨ DO FUTEBOL NORDESTINOCLAITON LIMA-RJ 14-01-2018 14:46
JJ: Esse blog dá uma golada nos demais que temos no país. Todos os dias um artigo de fundo do maior nível. Esse de hoje merece uma maior reprodução. Mandei para os amigos, algo que é real e que todos fingem que não acontece.
Citar
0 #3 RE: ¨NORDESTINAÇÃO¨ DO FUTEBOL NORDESTINOCARLOS EDUARDO 14-01-2018 12:01
JJ: Um artigo perfeito e que motiva um grande debate sobre o tema. O futebol Nordestino está representado pela Copa do Nordeste, com 10 clubes das Séries C e D do Nacional. Não precisa mais nada para entende-lo.
Citar
0 #2 RE: ¨NORDESTINAÇÃO¨ DO FUTEBOL NORDESTINOANTONIO CORREIA 14-01-2018 11:44
JJ: Concordo com o comentário do rubro-negro. Esse artigo deveria ser repassado para um maior número de pessoas. Uma realidade total. O futebol nordestino morreu, e um bom exemplo foi o jogo entre Náutico e Itabaiana.
Citar
0 #1 RE: ¨NORDESTINAÇÃO¨ DO FUTEBOL NORDESTINORUBRO-NEGRO 14-01-2018 11:37
JJ: Um artigo como esse deveria ser amplamente divulgado. Uma análise correta de um futebol que já foi grande e com a globalização foi consumido. Com referencia a Copa do Nordeste, essa é a cara do futebol da região.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar