blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Na postagem de ontem mostramos que existe uma parte teórica para embasar o planejamento estratégico de um clube de futebol, e uma outra prática.

O esporte no mundo atual é um grande negócio e, como tal necessita ser administrado de maneira mais profissional e menos empírica.

Para Ronaldo de Vasconcelos Fonseca, administrador de empresas, que estuda a aplicação da metodologia de planejamento estratégico e de gestão do futebol, o esporte em geral e o futebol em particular não podem mais prescindir de profissionais devidamente habilitados para realizar a gestão desse segmento que movimenta no mundo números altamente significativos.

Ainda segundo o trabalho do economista citado, verifica-se que na prática em nosso país, geralmente há preocupação apenas com dois segmentos de administração- o marketing e as finanças.

Na verdade o que chamamos de planejamento estratégico, na prática esse inicia-se através de todo o processo administrativo, envolvendo, por exemplo, a forma de contratação e promoção de pessoas, desde o porteiro até o craque da equipe, todos convergindo para um mesmo propósito. Daí se traça os objetivos, metas e missão organizacional do clube.

Deve-se potencializar ao máximo o trabalho de geração das novas fontes de receitas, que é fundamental para todo o planejamento que se deseja realizar, assim como a equalização das dividas, uma melhor aplicação do dinheiro arrecadado, cujo objetivo final será a conquista de títulos, colocação dos atletas em seleções nacionais, disputa de Copas Continentais, aumentando assim a viabilidade de sua marca, e em especial com melhorias ao seu setor administrativo.

Receita e Despesa formam o binômio de todo um processo de gestão, pois de ambos depende o sucesso daquilo que foi traçado, e mais ainda, importante de tudo é a necessidade de contar com ajuda de profissionais especializados no assunto para alavancar todos os ponto citados de um planejamento estratégico.

Na postagem de amanhã iremos encerrar o ciclo de artigos sobre algo que é fundamental para o sucesso de um clube, que não pode abrir mão de um projeto estratégico para o seu desenvolvimento.  

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar