blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Nessa terceira e última postagem vamos apresentar para os nossos visitantes, o que na realidade representa o planejamento estratégico para os clubes de futebol e a sua necessidade de aplicação.

Dentro das linhas apresentadas, quando se planeja a longo prazo, o clube poderá até alcançar os objetivos finais antes do prazo que foi determinado. tanto no setor esportivo como em termos econômicos.

O futebol infelizmente é um mercado sem rumo, e aí fica fácil de perceber porque antes do tempo, aqueles que possuem uma linha de ação acabam alcançando aquilo que planejaram.

Voltamos ao economista Ronaldo Fonseca, quando afirma com muita ênfase, que no momento em que se fala em tal planejamento nos clubes de futebol, mais de que a utilização de um ferramenta para realizar uma gestão, necessita-se de uma vasta e ampla mudança cultural que também é fundamental para a administração do esporte.

No Brasil predomina um triste cultura de que não é preciso planejar para se obter bons resultados.

Em um cenário globalizado e altamente competitivo, os clubes que não entenderem a necessidade de profissionalização de suas linhas administrativas para obtenção de melhores resultados sustentáveis ao longo do tempo, tendem a desaparecer.

O que aliás vem acontecendo em nosso país.

Há a necessidade de uma brusca mudança cultural para modificar uma forma centenária de gestão. Como qualquer empresa, tem que se criar um ambiente para que se possa melhorar os processos, com a ajuda de profissionais do setor.

Não adianta criar tal ambiente, se não houver o comprometimento de todos com as mudanças e em muito especial os setores que dirigem um clube, e concluindo, é necessário se trabalhar com afinco para que os resultados positivos sejam alcançados em uma perspectiva de longo prazo e não apenas para um mandato.

Um ponto bem importante após a criação de uma linha de ação, é a necessidade de que haja a implantação de uma base administrativa altamente profissional, independentemente de quem vai dirigir uma agremiação, que deverá encontrar um conjunto de fatores favoráveis a uma boa gestão.

Sem um planejamento estratégico, e em especial na transformação das entidades em SADs, nada irá mudar e tudo irá continuar como dantes.

Comentários   

0 #2 RE: PLANEJAMENTO NO FUTEBOL- FINALCLOVIS ARRUDA 28-10-2019 13:59
JJ: Parabéns por essa série de artigos sobre o planejamento. Uma aula brilhante para os nossos cartolas. Será que tiraram um tempo para uma leitura?
Citar
0 #1 RE: PLANEJAMENTO NO FUTEBOL- FINALANTONIO CORREA 28-10-2019 13:49
JJ: Esperei pelo terceiro artigo para parabeniza-lo pela aula de planejamento. Será que nossos dirigentes leram essas postagens? Se não o fizeram deveriam fazê-los. Há algum tempo pedimos que o amigo publicasse um livro com os artigos sobre economia e planejamento no futebol. Está na hora.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar