blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- O VAR GARFOU O FUTEBOL CEARENSE

* O VAR é para ser utilizado em um futebol sério e nunca no Brasil, que é uma zorra total. Somos inteiramente favoráveis a tecnologia nos esportes, desde que é fundamental para dirimir as dúvidas. Na Europa funciona de forma digna e sem nenhuma reclamação.

Por uma infeliz coincidência dois times cearenses foram prejudicados pela arbitragem real e a de vídeo. Em um comentário de André Angelo um dos nossos visitantes no dia de ontem, ele nos lembrou do que aconteceu no jogo do Fortaleza e Atlético-MG.

Fomos na busca do vídeo e a cena é lamentável. O tricolor cearense vencia o jogo por 2x1, quando aconteceu uma falta gritante contra o atacante André Luiz na entrada da área do Galo. Escandalosa. O árbitro fechou os olhos, mandou continuar o lance que gerou o gol de Fábio Santos, e o empate de 2x2.

Com a vitória do Fortaleza esse iria disparar na tabela bem longe da Caetana, e o Atlético-MG iria ficar mais perto dessa. Entre um time do Ceará e um outro de Minas, a escolha foi para o mineiro.

Por outro lado, o gol do Ceará anulado, que daria o empate com o Palmeiras, em que foi anotado impedimento foi bem difícil. A imagem que foi disponibilizada durante a transmissão deixou duvidas, mas o VAR com a sua tecnologia era torcedor do alviverde anulou o gol.

Se fosse ao contrário, qual seria a atitude?

Falta a transparência nesse sistema, e para que esse não seja mais desmoralizado, a comunicação entre a equipe do sistema, e o árbitro de campo deveria ser disponibilizada no estádio e na transmissão da TV.

Sem isso o VAR continuará a trazer mais problemas para um futebol tão avacalhado.

NOTA 2- ARSENAL ABRE CAMINHO A MOURINHO

* As capas de todos os jornais de Lisboa colocaram José Mourinho no colo do Arsenal, que já está preparando o terreno para a saída de Unai Emery do comando técnico da equipe e o técnico luso é o treinador escolhido para a sucessão.

Segundo o jornal inglês The Times, Mourinho já esteve reunido com o diretor para o futebol do Arsenal, Raul Sanllehi, para definir a estratégia do clube pós-Emery, que tem visto contestação subir de volume não só pelos maus resultados, mas também pela quebra de confiança com alguns jogadores mais influentes da equipe.

É o que chamamos de "Síndrome dos Vestiários".

Sem clube desde que deixou o Manchester United em 2018, Mourinho é visto pelos responsáveis do clube como o treinador indicado para assumir os destinos face à vasta experiência no futebol inglês que apresenta no currículo. Na verdade a ausência do luso estava sendo sentida, inclusive por um rival Pep Guardiola.

Por outro lado gostaríamos de vê-lo em um dos nossos clubes.

NOTA 3- FEIRÃO DE JOGADOR BRASILEIRO

* No twitter de Fernando Ferreira, diretor da Pluri Consultoria, foi levantado um tema bem interessante para um bom debate, e que trata do Feirão de Jogadores Brasileiros, com relação à presença no Brasil, de Abidal, ex-jogador do Barceloa e hoje Secretário Técnico.

A sua missão, a de observar atletas dos principais clubes brasileiros, além de visitar e observar jogos das categorias de base.

Só no Cruzeiro são quatro atletas na mira, sendo 1 SUB-14 e outro SUB-12. Essa é a nova sina do futebol nacional, o de ser mero revelador e não formador de atletas.

Óbvio que esse modelo empobrece o esporte da chuteira no Brasil desde que os jovens talentos atravessam o Atlântico para dar ganhos técnicos e financeiros aos clubes europeus.

O mais grave é que levam jogadores daqui a preço de banana, formam eles por lá e depois os revendem por dezenas de milhões de euros, o mesmo que acontece em nosso comércio de exportação, quando vendemos commodity que em versão Bruta para o exterior e deixamos os ganhos para quem as beneficia. É a diferença entre o Café em Grão e Nescafé.

E ao fazer isso, sem duvida deixamos que nossa maior vantagem competitiva (atletas, a matéria prima do esporte), se torne o meio de tirar os clubes brasileiros da sua eterna crise financeira.

Lamentável.

NOTA 4- O ROTEIRO DA 32ª RODADA DA SÉRIE B

* O que era previsível aconteeu na 32ª rodada da Série B Nacional, com muitos empates e poucas movimentações na tabela.

Do G4 apenas o time do Coritiba venceu o seu jogo, enquanto Sport e Bragantino foram derrotados e o Atlético-GO empatou. Quem poderia subir para esse grupo, no caso o América-MG, também empatou.

A classificação mais um vez estagnou.

Nas 10 partidas realizadas aconteceram 6 empates, duas vitórias dos mandantes e duas dos visitantes. Por conta dos resultados iguais, o número de gols foi baixo, com 21 redes vazadas, com uma média de 2,1 por jogo.

O público total foi de 45.512 pagantes, com uma média digna da Caravana da Miséria com os seus camelos, de 4.551 torcedores por jogo.

A briga pelo acesso só tem uma vaga, desde que as probabilidades após a rodada não sofreu grandes alterações: Bragantino (100%), Sport- 96,2%, Coritiba -75,6%, Atlético-GO- 50,1% e América-MG- 46,6%.

Os percentuais do Paraná, CRB e Ponte Preta mostram que só um milagre poderia levar um desses para o acesso.

As seis rodadas que faltam irão decidir o dono na quarta vaga, cuja tendência hoje é para o rubro-negro goiano.

O jogo do Coelho contra a Ponte Preta era fundamental para a sua colocação, inclusive aproveitando o empate do time de Goiás, mas com o empate as chances tiveram uma redução.

A 33ª rodada já começa hoje, com o jogo entre o Coritiba e o Sport, com o Couto Pereira lotado, desde que esse jogo é fundamental para o Coxa, posto que um tropeço o levará mais uma vez ao desespero.

Um empate, sem duvida será bem recebido pelo Sport, mas isso só poderá acontecer se Guto Ferreira deixar.

NOTA 5- PROJETO DE LEI QUE AUMENTA AS PENAS PARA TORCIDAS ORGANIZADAS AGUARDA SANÇÃO DO PRESIDENTE

* O Senado aprovou, na quarta-feira (30 de outubro), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 12/2017, que determina que torcedores e torcidas organizadas que praticarem os atos violentos devem ser punidos de forma mais rigorosa.

A principal alteração é a modificação da Lei 10.671, de 2003, do Estatuto do Torcedor, que aumentará de três para cinco anos o tempo de punição de afastamento dos torcedores de locais dos eventos esportivos.

O projeto aguarda a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O novo texto prevê a punição aos torcedores mesmo quando os atos de violencia forem praticados em datas e locais distintos das partidas, mas motivados por eles.

A pena pode ser aplicada a torcida organizada, membro ou associado que promover invasão de treinos, confrontos com torcedores e outros atos de agressão contra atletas e profissionais do esporte, mesmo em seu período de folga. O texto é do ex-deputado André Moura. A relatora no Senado foi a senadora Leila do Vôlei.

Sem dúvida, uma excelente iniciativa para a redução da violência no futebol.

NOTA 6- O FLAMENGO VOLTOU A SER FLAMENGO

* Mais uma vez com o Maracanã lotado, o Flamengo voltou a ser o real Flamengo a golear o Corithians por 4x1, numa tarde de Bruno Henrique, autor de tres gols.

A pancada foi tão grande que arrastou o técnico Fábio Carille, que foi demitido no vestiário. Deveria levar consigo o presidente Andrés Sanchez, culpado pela debacle do alvinegro paulista.

O massacre era previsível, e como acontece nas corridas de cavalos, um da primeira turma e o outro na décima não podem correr juntos. Deu no que deu.

O alvinegro ainda equilibrou o jogo nos minutos iniciais, mas com apenas um chute ao gol do rival. O Flamengo tinha a posse de bola mas não incomodava Cassio.

No final dessa fase, Everton Ribeiro que não faz gol mas é a alma do time, em um belo lançamento para Arrascaeta que foi atropelado por Cassio dentro da área, e o árbitro marcou o pênalti.

Bruno Henrique foi o batedor e Cassio conseguiu defender, mas no rebote a bola voltou aos pés do cobrador que a deixou nas redes.

Poucos minutos após, Gerson deu um lançamento primoroso para Bruno Henrique, que de cavadinha fez o gol.

No inicio da segunda etapa, novamente Bruno Henrique fez 3x0, com um lançamento de Everton. Mateus Vital marcou o gol corintiano. Aos 21', Vitinho fez o quarto gol, fechando a goleada.

O Palmeiras que tinha ganho o seu jogo contra o Ceará graças ao apitador, voltou ao seu devido lugar, na certeza de que o título já tem dono.

Queiram ou não queiram os xenofóbos e invejosos, Jorge Jesus é um técnico "arretado", e veio para dar lições ao nossos.

Dois fatos estranhos aconteceram durante o esse jogo, foram as contusões de Cassio e Fagner, quando a goleada estava se firmando.

NOTA 7- SOTELDO FEZ A FESTA DO SANTOS

* É incrivel o que um jogador de 1,60 m faz com a bola.

É o caso do venezuelano Soteldo, um autêntico ponta do futebol antigo, e um puxador de contra-ataque de alta técnica. Um driblador sensacional e que faz a alegria do futebol.

O pequeno Soteldo marcou dois gols e infernizou a defesa do Botafogo na goleada santista por 4x1. Sampaoli com o que tem em mãos está fazendo um fantástico Brasileiro, com o Santos na terceira colocação com folga na tabela.

Enquanto isso, o time do alvinegro carioca está chegando mais perto da famosa Caetana.

O futebol do Santos dá gosto de se ver jogar. Por uma coincidencia do destino, Sampaoli como Jesus é um estrangeiro.

Na Arena do Grêmio, o placar de 2x0 foi muito pouco pelo que o tricolor jogou no Grenal, e continua perseguindo o G4.

O Colorado jogou boa parte do tempo com um a menos, pois o goleiro Lomba foi expulso. O Grêmio foi o dono do jogo, e pelo que vimos do Internacional, será dificil que esse tenha uma vaga no G6 da Libertadores. Um time desorganizado e de pouca qualidade.

No Mineirão o Cruzeiro continua sendo aquele que foi sem nunca ter sido, e no seu jogo contra o Bahia conseguiu o empate (1x1). A luta contra o rebaixamento continua.

No último jogo da noite, o Goiás promoveu o enterro do Avaí, com uma vitória por 2x0.

Tivemos uma rodada do Flamengo e Santos, de Jesus e Sampaoli.

Na verdade um time que tem Jesus como técnico e João de Deus como auxiliar, o resultado só poderia ser o que estamos assistindo, com 21 rodadas sem uma derrota.

Comentários   

0 #3 Nota 6Gustavo Costta 04-11-2019 23:37
Que o Flamengo caminha a galope para ser campeão não há o que negar. Mas ainda sim a arbitragem brasileira continua ruim. Qdo o placar estava 3x1, houve um lance na área do Flamengo onde a bola bateu na mão de Everton Ribeiro, que estava de costas. Árbitro nada marcou e nem o VAR questionou. Mas um lance EXATAMENTE IGUAL a este aconteceu no jogo Fortaleza X Flamengo onde o VAR interferiu e o árbitro marcou penalti p/o Flamengo. Daí eu pergunto: qual a diferença nos lances ? (o fato de ser a favor/contra o Flamengo ?) E se o penalti fosse confirmado e convertido em gol, mudaria algo no jogo ? (talvez não..). Ainda sobre este mesmo lance, mas saindo do campo tiemos mais um exemplo de como era e é a nossa arbitragem: Sandro Meira Ricci na tv aberta disse: é pênalti... Paulo César de Oliveira, na tv fechada: não foi pênalti....
Citar
0 #2 RE: NOTAS AVULSASJOSE CARLOS DA SILVA 04-11-2019 14:06
Uma pergunta para o mestre JJ. Gerson e Bruno Henrique deveriam ser convocados? Jogam muito mais do que Coutinho e companhia no meio campo. Gerson mesmo é um mostro, lança, marca, dribla e chuta em gols. Assistir o jogo do Flamengo e do santos é um colírio, pena que tive que hoje voltamos a programação normal do cai cai com Coritiba x Sport
Citar
+1 #1 Nota 4André Ângelo 04-11-2019 09:41
"Um empate, sem duvida será bem recebido pelo Sport, mas isso só poderá acontecer se Guto Ferreira deixar."

Começo o meu comentário por essa frase do artigo.
Se depender de Guto Ferreira, o Sport empataria todos os 38 jogos da Série B.
Na verdade, embora tenha o melhor elenco de todos os times do campeonato, ele não consegue fazer do Sport um time que jogue para vencer todos os jogos.
A cabeça do treinador é na base do "vamos entrar para não perder; se possível ganhar".
Não adianta escalar o time num 4-3-3 quando manda os "pontas" recuarem para marcar os laterais adversários; não adianta dizer que joga pra frente, quando não vemos um time com vontade de ganhar os jogos fora de casa; não adianta dizer que cobra dos jogadores que vençam os jogos fora de casa se permanece à beira do campo com os braços na cintura e calado, sem gritar com eles por não estarem atacando e pressionando os adversários.
Mesmo com essa campanha de segundo lugar na Série B, o Sport só conseguiu colocar mais de 17.000 torcedores num único jogo (contra o Bragantino), estando com uma média de 12.263 torcedores nos jogos no Recife (Ilha do Retiro e Arena Pernambuco).
Enquanto isso, a média de torcedores do Coritiba no Couto Pereira é de 22.035 torcedores.
Ao que parece Guto Ferreira pensa que o torcedor do Sport é burro, quando "cobra" a presença maciça de torcedores nos jogos da Ilha.
Ora, o torcedor não está vindo em peso para os jogos na Ilha do Retiro, em que pese a boa campanha, por um motivo simples: porque o torcedor não é bobo.
Ele sabe que o elenco do Sport é o mais completo da Série B; ele sabe que o Sport tem time para buscar as vitórias fora de casa; ele sabe que o Sport já poderia ter conseguido (por várias vezes) um sequência de 3, 4 e até 5 vitórias seguidas, mas ele sabe que esse time é acomodado, pois só joga para vencer quando joga em casa.
Por isso é que o Sport nunca conseguiu colocar 20.000 pessoas num jogo na Ilha do Retiro ou na Arena Pernambuco.
A torcida do Sport é muito maior do que a do Coritiba. Todavia, a nossa média é menor justamente pela desconfiança do torcedor, que sabe que o time só joga para vencer quando está dentro da Ilha do Retiro.
Por conseguinte, o torcedor não se motiva, não se empolga para comparecer em peso nos jogos em casa. O torcedor está cansado dessa "empatite" crônica que acompanha o Sport em jogos fora de casa e em alguns jogos em casa.
Se o time do Sport fosse limitado mas com garra, com gana pela vitória, certamente o torcedor estaria comparecendo em muito maior número nos jogos da Ilha do Retiro.
E hoje veremos isso no Couto Pereira. O time do Coritiba não possui um grande elenco, mas terá um estádio lotado hoje à noite porque a torcida confia no time; porque sabe que esse time limitado joga sempre pra vencer, seja em casa, seja fora de casa. Logo, eles se sentem na obrigação de apoiar o time quando joga em casa, coisa que não acontece com o nosso torcedor pelos motivos expostos.
E por falar no jogo de hoje, SE O SPORT CONSEGUIR ANULAR RODRIGÃO (sobretudo nas bolas áreas), ANULARÁ 70% (setenta por cento) DE CHANCES DE O CORITIBA MARCAR GOL.
Mas, conhecendo a fragilidade da marcação do Sport nas bolas aéreas defensivas, acho difícil que consigamos anular Rodrigão e, por conseguinte, uma vitória hoje.
Seja porque o time não entra em campo para vencer quando joga fora de casa; seja porque não sabe marcar os adversários nas bolas aéreas.
Nos entristece ver um elenco recheado de bons jogadores como o Sport tem hoje, mas ver o time jogando "por uma bola"; procurando "um golzinho" para vencer uma partida fora de casa.
E, pior do que isso, dá nos nervos a letargia, a preguiça do time em campo nesses jogos fora de casa, sobretudo quando vemos um treinador calado e inerte à beira do gramado, conformado com um empate toda vez que joga fora de casa.
Se Guto Ferreira não mudar essa característica de ficar "caladão" na beira do gramado, a carreira dele não vai evoluir, pois jamais conseguirá ganhar títulos nacionais.
Enfim, ele tem a chance de mudar a própria história hoje, se entrar em campo "pilhado" e disposto a sair do Couto Pereira com uma vitória para o Sport.
Boa sorte ao Sport!
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar