blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- O BOM EXEMPLO DA NFL

* Nesses anos do blog postamos diversos artigos sobre o modelo de distribuição das receitas das maiores Ligas norte-americanas, e em especial o da NFL, que dirige o chamado futebol americano, que é considerada a mais democrática entre todas.

As receitas são distribuídas de forma igualitária para todos os times, aumentando a sua competitividade.

Obvio que as franquias das cidades maiores são mais ricas, mas não por conta dos recursos que são distribuídos, e sim pela demanda de seus produtos e populações dos estados.

Neste final de semana, oito times estarão disputando quatro vagas para as finais dessa Liga.

O fato mais importante é que entre aqueles que ainda sonham com uma lugar no Super Bowl, cinco desses sequer haviam conquistado uma vaga no play-off da temporada passada.

Isso demonstra de que as receitas iguais para todos, uma verdadeira socialização, é salutar, desde que permite as boas performances dos times disputantes.

Um outro ponto que serve para consolidar esse modelo democrático, é que entre os oito que estarão nessa disputa, apenas duas franquias estão no TOP 10 dos mais ricos da Liga, o New England Patriots (2º), e o Philadelphia Eagles (10º).

Enquanto isso no Brasil, os recursos vão para as mãos de poucos, em detrimento da maioria, levando o nosso futebol à UTI, enquato a NFL é a maior Liga do mundo.

Certamente eles estão errados, e nós certos.

Os números mostram o contrário.

NOTA 2- CHAMEM A POLICIA

* O futebol brasileiro há muito tempo virou um caso de policia.

A sua maior referência está na situada na Barra da Tijuca, local que abriga o Circo do Futebol.

No dia de ontem mais um caso policial, e desta vez envolvendo um dos clubes mais tradicionais do Brasil, o Vasco da Gama, de uma rica história, através de uma queixa contra o atual mandatário, Eurico Miranda, que não se conforma em entregar o poder, e nos últimos dias tem realizado um desmanche no elenco, negociando os jovens jogadores, em conluio com o empresário Carlos Leite que tem nove atletas no elenco.

A queixa procedida numa Delegacia de Policia do Rio de Janeiro, foi por conta de um  possível saque na sede vascaína, nas caladas da noite, quando levaram equipamentos, aproveitando-se da escuridão reinante motivada pelo corte da energia por falta de pagamento.

A insanidade de Miranda não tem limite.

Para prejudicar a nova diretoria, promoveu o desmanche, e renovou os contratos com alguns atletas por um longo período, e com salários acima da média do clube, que irá dificultar a nova gestão, inclusive para rescindi-los.

O cartola resolveu ingressar com um mandado de segurança no STJ- Superior Tribunal de Justiça, contra a decisão do Tribunal do Rio de Janeiro.

Dirigir clube de futebol é bom demais, quem está fora não entra e quem está dentro na saí.

Antecipou as vendas dos ingressos do jogo da Pré-Libertadores, com mais de 15 dias de antecedência.

O mais grave e tudo isso está relacionado aos clubes que estão negociando com os jogadores vascaínos levados por Carlos Leite, que deveriam ter um pouco de discernimento de saber que estão cometendo algo legal, mas imoral, acoitando uma indignidade de um cartola ultrapassado, e de um empresário com fama discutível. 

Faltou a solidariedade.  

É lamentável.

São esses os dirigentes que abrem a boca e dizem que vão morrer pelo seu clube, o que não é verdade, o usam para proveito próprio.

NOTA 3- RUMO PERDIDO

* Será que o futebol brasileiro tem condições de pagar um salário de R$ 2 milhões a um jogador?

Tal valor é que o Palmeiras ofereceu ao atacante Ricardo Goulart.

Mesmo com o estranho apoio da Crefisa, isso é algo que mostra o modelo equivocado das gestões dos clubes.

O nosso futebol não comporta uma contratação como essa, que foge totalmente dos seus padrões.

Aliás há dois anos que os clubes estão na contramão da história, quando inflacionaram os salários por conta das luvas pagas pela televisão, cujo dinheiro esvoaçou, e ainda hoje estão pagando por esse erro sem corrigi-lo.

Negociam seus talentos com qualquer oferta, e contratam veteranos à peso de ouro, e que na verdade não podem paga-los.

O ano terminou com a maioria dos clubes com salários atrasados, e apesar disso continuam cometendo insanidades.

Existem fatos estranhos no contexto, e um exemplo vem do Cruzeiro, que tinha um débito de R$ 300 milhões, folhas salarias atrasadas, e de repente em um passe de mágica aparece  um rio de dinheiro para contratações,  oriundo de um investidor que ninguém sabe ninguém viu, ferindo a norma da FIFA que não permite a presença de terceiros nos direitos dos atletas.

Só mesmo no Brasil

NOTA 4- UM HORÁRIO OBSCENO

* Sempre criticamos o horário pornográfico de alguns jogos que são realizados à noite.

A Rede Globo dona do futebol tupiniquim reduziu das 22h00 para 21h45 o horário dos encontros das quarta-feiras, que ainda não é o ideal para o torcedor, e cuja média de publico é a pior entre todas.

Se isso era ruim, o trágico irá acontecer na Copa do Nordeste que é transmitida pelo Esporte Interativo na TV fechada, e pela TV Jornal, na aberta.

Ao analisarmos a tabela dos jogos dessa competição, nos deparamos com algo tão grotesco, fora de propósito que custamos a acreditar.

Na ocasião pensamos que era um equívoco, mas ao procurarmos o site do Circo, verificamos que era realidade, e que vai colocar mais uma pá de terra no caixão do futebol da Região, cuja competição do lado técnico é mais pobre do que Jó.

Os que fazem o Esporte Interativo colocaram algumas partidas da competição no horário das 23h00, o que é uma indecência, e uma falta de respeito ao torcedor.

O futebol é algo sério, e exige a competência no seu trato, e colocar eventos em um horário de boate mostra como esse é tratado.

Quando o Esporte Interativo abraçou o futebol da Região Nordeste, aplaudimos, desde que era uma boa abertura para os clubes que são relegados ao segundo plano pelos donos do poder, mas vimos agora que é igual a sua concorrente e que considera o torcedor como um nada.

Outro erro grave dos que fazem esse canal é o da diversidade dos horários que constam da tabela, que não é bom para acostumar o torcedor, desde que esse fica perdido com tantas diversificações.

O que parecia ser algo muito positivo para a região, mostrou que é a continuidade da mesmice de tudo que vem acontecendo.

Jogos às 23h00 é ridículo e não merece consideração.

NOTA 5- SOBROU O VITÓRIA DA BAHIA

* No dia de ontem foram realizados os jogos da segunda fase da Copa São Paulo Junior, com a participação de cinco clubes da Região Nordestina.

No fechamento da rodada sobrou apenas um, o Vitória da Bahia que derrotou o time do Ituano por 4x1.

Dos 22 representantes que começaram a Copa o único sobrevivente foi o time baiano.

Nos demais jogos, o Botafogo-PB foi derrotado pelo Palmeiras por 2x0, o Ceará perdeu para o Água Santa também por 2x0, o Taubaté ganhou do Bahia por 1x0, o Corinthians eliminou o Sport nos pênaltis por 4x1.

No tempo normal aconteceu o empate de 1x1.

Acompanhamos  esse jogo, e ficamos na certeza de que o técnico do rubro-negro de Pernambuco não assistiu o vídeo da partida entre a Ferroviária e Corinthians que terminou em 1x1, com o gol do empate do time do Parque São Jorge, no minuto final.

O alvinegro foi dominado.

Se o Sport tivesse jogado no primeiro tempo como o fez no segundo o resultado seria outro, desde que acovardou-se e ficou o tempo todo esperando o adversário na sua defesa.

O alvinegro também pouco jogou, marcando apenas um gol de falta.

Na segunda fase, a equipe da Ilha do Retiro melhorou, dominou em boa parte a partida, e empatou com um gol de pênalti.

Na decisão os batedores das penalidades não foram bem treinados e perderam duas dessas.

De uma coisa ficamos convictos, que os dois times são  bem fracos, sem nenhum atleta que possa ser destacado, e que pelo que vimos é perda de tempo pensar que dessa colheita irá sair um bom fruto.

Pobre futebol brasileiro.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar