blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- UMA MISSA DE RÉQUIEM 

* Há um bom tempo que estamos mostrando a decadência do futebol pernambucano, e todos fingem que não está acontecendo.

Quem nos acompanha tem conhecimento das analises realizadas e as previsões para o futuro.

No último sábado o Sport conseguiu o que mais sonhava, o de se situar na zona do inferno, após a derrota contra o Botafogo.

No dia de ontem foi a vez da consumação final da mediocridade reinante, e que na verdade já era esperada, desde que Santa Cruz jamais iria ganhar do Fantasma em Ponta Grossa, e o Náutico tinha uma missão impossível a de virar um placar de 3x1.

O tricolor foi acachapado pelo placar de 3x0, e o alvirrubro com o empate de 1x1.

Na partida da equipe Coral contra o Operário, faltou uma linha de ação para defender a vantagem de 1x0. Começou bem com mais intensidade, mas não conseguiu ampliar a vantagem tendo sofrido um gol que levaria a decisão para os pênaltis. 

Na segunda etapa a equipe da casa dominou-a, buscou resolver o placar e o ampliou para 3x0.

Quanto ao Náutico, aconteceu o que era previsível, quando esse partiu para tudo ou nada, mas foi derrotado pela ansiedade. Chutava ao gol adversário e não acertava o alvo.

O Bragantino esperava uma bola e essa apareceu quando abriu o marcador. O time alvirrubro passou a lutar contra o cronômetro de forma desordenada e só empatou a partida no seu final. Se tivesse um pouco de calma a situação poderia ser outra.

As previsões bem elaboradas, inclusive as nossas, mostravam que os dois times do Grupo B seriam os vencedores.

Os clubes pernambucanos ficarão três meses sem calendário, o que irá provocar mais danos financeiros, e com o agravante de que irão continuar numa divisão que só acumula prejuízos.

Os seus futuros são sombrios.

Até quando o futebol de nosso estado terá um estadual falido, que pouco representa na realidade como sua peça de resistência? São 18 datas que vão do nada, para o nada, sem nenhum proveito.

Até quando os nossos clubes continuarão sendo dirigidos de forma amadora, sem um projeto, e sobretudo sem um trabalho de formação? Contratam dezenas de jogadores, que não trazem nada de produtivo, inflam as suas folhas salariais e atrasam os pagamentos.

Ou mudamos o sistema, ou iremos marchar para o fundo de um poço profundo.

No final da semana será realizada uma Missa de Réquiem pela alma do futebol de Pernambuco.

Todos os cartolas estão sendo convidados, assim como a imprensa que não consegue observar que somos um nada no cenário nacional.

NOTA 2- OS DEUSES DO FUTEBOL TRAÍRAM O BELO

* Dos times do Nordeste que disputaram as quartas de final da Série C, o Botafogo-PB foi o que teve a melhor performance no seu jogo de volta contra o Botafogo de Ribeirão Preto.

Soube administrar a sua vantagem perante um estádio lotado, com um 0x0 sustentado até os últimos 30 segundos dos acréscimos dados pela arbitragem, quando o time paulista conseguiu o gol que levou a partida para a decisão na cobrança de penalidades.

Embora o tricolor do interior paulista tenha sido melhor durante o jogo, mas a maneira de atuar da equipe paraibana, e as boas defesas do goleiro Saulo, garantiam o placar feito em João Pessoa.

Os Deuses do futebol traíram o Belo, com o gol da vitória do time adversário quando tudo estava pronto para o festejo do seu acesso. Na cobrança dos pênaltis o placar foi de 4x3 para a equipe local.

Só falta o jogo da noite de hoje, entre o Atlético Acreano e Cuiabá para fecharmos com 100% de acerto em nossas previsões de que os quatro clubes do Grupo B subiriam para  Segunda Divisão Nacional. Na verdade, o time do Botafogo-PB por sua valentia merecia uma melhor sorte.

O Nordeste ficou de fora do baile maior.

NOTA 3- O MORUMBI CARREGOU O SAO PAULO 

* O Morumbi recebeu na manhã fria de ontem um publico de 57.323 pagantes que estiveram nas suas arquibancadas torcendo para o São Paulo no seu jogo contra o Ceará, e que foram os responsáveis pela magra vitória de 1x0 conseguida aos 33 minutos do segundo tempo.

O tricolor do Morumbi dominou a partida, mas o ônibus biarticulado do alvinegro cearense fechava a entrada de sua área. O primeiro tempo teve apenas um lance perigoso numa jogada de Rojas que deu uma assistência ao lateral Reinaldo quando esse acertou um chute que foi defendido com o pé pelo goleiro Everson.

O placar de 0x0 preocupava o São Paulo.

Na segunda etapa, o panorama continuou o mesmo da fase inicial, com a equipe do Ceará  paralisando muito o jogo para ganhar tempo, com a tradicional cera.

Enquanto Everson fazia milagre na sua meta, Sidão ao inverso, era um mero assistente. Aos 18 minutos o Ceará perdeu o gol mais fácil da partida, através de Leandro Carvalho, que pouco após foi expulso.

O tempo corria com velocidade, e a torcida já entrava no desespero, mas não desanimava com o seu time. Aos 33 minutos, enfim saiu o gol salvador de Bruno Peres através de uma assistência de Diego Souza.

O São Paulo jogou com raça, alma, impulsionado pela sua torcida e conquistou os três pontos necessários para mantê-lo na liderança.

Está com pinta de campeão, mesmo jogando um futebol pragmático esperando pela única bola para resolver o jogo.

Terminou a 21ª rodada com três pontos a mais do que o vice-líder, Internacional, que empatou com o Palmeiras.

NOTA 4- FORTALEZA E CSA DUROS NA QUEDA

* Não podemos esquecer o bom campeonato da Série B Nacional, e o equilíbrio entre os seus disputantes. A diferença entre o 4º colocado, o Atlético-GO e o 10º, Oeste é de apenas 4 pontos, e para o 9º, Ponte Preta essa é de 3.

Fortaleza e CSA lideram a competição. São duros na queda.

Na 23ª rodada que foi concluída no último sábado, ambos obtiveram vitórias. O time tricolor cearense jogado em casa sofreu para virar o placar no jogo contra o Londrina (2x1), enquanto o time alagoano, também como mandante, passou com folga pelo Criciúma (3x0).

O Fortaleza chegou aos 46 pontos, dez a mais do que o 5º colocado, enquanto o CSA somou 40. O G4 mais uma vez sofreu uma mudança, com a volta do Atlético-GO, que assumiu a vaga do rival Goiás que manteve um tabu de sete anos sem vencer o Vila Nova, e dessa vez foi acachapado com um placar de 3x0.

O Avaí ao derrotar o São Bento jogando como visitante, manteve-se da terceira colocação, com 39 pontos, um a menos do que o a equipe alagoana.

A briga contra a degola continua acirrada, desde que a diferença do Brasil de Pelotas (17º), para o Londrina (13º), é de 2 pontos. De tudo pode acontecer.

As maiores decepções são as participações dos rebaixados da Série A, Ponte Preta e Coritiba, que eram favoritos, sendo que o último já começa a perigar com relação a degola. 

NOTA 5- A PREOCUPAÇÃO DO IBIS

* O Sport bateu no último sábado o recorde negativo de 11 rodadas sem vitória na mesma competição.

Nos seus últimos 11 jogos conquistou apenas dois pontos, com um aproveitamento de 6%. Passou do grotesco.

Ouvimos ontem algo totalmente equivocado sobre a situação do time rubro-negro quando um torcedor apaixonado menos avisado, fez uma comparação com o Brasileirinho de 2016, afirmando que a sua pontuação nessa rodada era idêntica a dessa temporada, e no final esse escapou da degola.

A realidade é bem outra. Nessa temporada citada, o Sport estava na 12ª colocação com 26 pontos, seis a mais do que os da atual (20), com 7 vitórias, 5 empates e 9 derrotas. Terminou no 14º lugar com 47 pontos, dois a mais do que o primeiro da zona de degola. 

A presente situação é muito diferente.

O time da Ilha do Martírio está na 17ª colocação, com 5 vitórias, 5 empates e 11 derrotas. Fez de tudo para chegar na zona da degola, conseguiu, e vai ser bem difícil achar a porta da saída.

O Íbis está preocupado de perder o galardão do pior time do mundo, e a sua diretoria publicou no twitter uma mensagem sobre o assunto, referenciando também o Vitória-BA.

¨A concorrência tá grande aqui no Nordeste, dois times rubro-negros estão querendo ofuscar minha fama de pior time do mundo. Falta de criatividade duraria¨.

São coisas do futebol de Pernambuco.

NOTA 6- NO TOP 6 DA TABELA SÓ O SÃO PAULO VENCEU

* O São Paulo foi o grande vencedor da 21ª rodada, desde que foi o único clube a conquistar uma vitória. Grêmio e o Atlético-MG foram derrotados, o Internacional, Flamengo e Palmeiras empataram seus jogos.

Com esses resultados o tricolor do Morumbi aumentou a sua diferença para o Internacional, segundo colocado, para três pontos, e oito para o 4º, Palmeiras.

Nos jogos realizados na tarde/noite de ontem não temos muito para ser comentado. Internacional e Palmeiras foi um jogo disputado, mas truncado no meio do campo, sem muitas emoções, o empate de 0x0 que é o mais chato do futebol fala por tudo que aconteceu.

A zebra veio da Bahia, com o sucesso do Vitória que estava na zona da degola, ao derrotar o Atlético-MG por 1x0. Um jogo do acredite se quiser, e ruim de dar sono.

O Flamengo continua como aquele que é sem nunca ter sido. Esteve por duas vezes à frente do placar no seu jogo contra o América-MG, e terminou empatando.

Adilson Batista, técnico do Coelho está tirando sangue de pedra com a performance do seu clube.

O Vasco que estava na beira do abismo, com uma atuação excelente do portenho Maxi López, mandou a Chapecoense para a zona da degola, ao derrota-la por 3x1.

Mais uma vez nenhum visitante foi vitorioso nesse domingo.

É o futebol dos mandantes.

Comentários   

0 #2 RE: NOTAS AVULSASPEDRO CORDEIRO 27-08-2018 13:43
JJ: NOTA 1- A debacle dos clubes de Pernambuco era uma morte anunciada. Só mesmo o nosso jornalismo infantil e os cartolas amadores que não tinham essa percepção. Deu no que deu, noventa dias parados e sem receitas. Parabéns pelo artigo.
Citar
0 #1 RE: NOTAS AVULSASRUBRO-NEGRO 27-08-2018 11:07
JJ: NOTA 1- Acompanho o blog há muitos anos, e muitos artigos que foram postados mostraram a decadência do futebol de Pernambuco, inclusive com analises sobre os motivos. Como os clubes poderão sobreviver com um Calendário que tira 90 dias sem a participação em nenhuma competição? É danoso e irrecuperável.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar