blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Publicamos vários artigos sobre a necessidade de planejamento nos esportes e em especial no futebol. Infelizmente embora tenha acontecido algumas melhoras, os clubes brasileiros ainda pecam pelo amadorismo ou com gestões apaixonadas que os tornam inviáveis.
Temos dois exemplos para comparação. De um lado o São Paulo que foi em épocas anteriores o clube padrão do Brasil, e que tornou-se decadente graças a gestões ditatoriais e concentradas em pessoas sem o devido preparo. Do outro o Flamengo, um clube com alto potencial que foi despedaçado muitos anos por dirigentes populistas que o levaram para a beira do abismo.
Hoje o clube carioca é o bom exemplo de uma boa gestão que trabalhou com um projeto estratégico, objetivando o equilíbrio financeiro inicialmente, reduzindo os seus débitos e criando receitas de todos os níveis. Um trabalho a longo prazo sem açodamentos, na certeza de que o futuro seria promissor.
Três anos após o clube carioca transformou-se, com as maiores receitas do país, com um passivo devidamente equacionado, e os resultados começaram a aparecer. Hoje é dono da maior receita do futebol brasileiro. O time ocupa a vice-liderança do Brasileirão, fato esse que não acontecia há alguns anos.
Planejar é fundamental, e isso foi realizado pelo Flamengo, através de um trabalho profissional, com dirigentes que conheciam do riscado, técnicos de reconhecidas capacidades, e como nada acontece por acaso, os reflexos aos poucos estão sendo sentidos, na certeza de um futuro promissor.
Não é difícil planejar. Basta gestores competentes e com uma visão macro do processo, com profissionais de bom nível nos principais setores. Amadores não tem lugar, muitos menos os gestores oriundos das arquibancadas.
A última conquista do rubro-negro carioca acabou de acontecer como um premio pelo trabalho implantado, quando após muitos anos o valor da sua marca conseguiu ultrapassar a do Corinthians, segundo o trabalho apresentado pela BDO.
Não precisa ser um clube do porte do Flamengo para atingir melhores objetivos. O planejamento estratégico pode ser aplicado em outras agremiações, que sem dúvidas o sucesso baterá em suas portas.
Um bom exemplo que deveria servir de espelho para quem deseja fazer um clube de futebol com um futuro positivo. Hoje o Flamengo que era um clube endividado, com sérios problemas navega em águas calmas, enquanto aquele padrão da década anterior como o São Paulo, encontra-se em turbulência prestes a afundar.
O futebol brasileiro tem que ser repensado, inclusive cortando muitas cabeças que estão à frente de seus destinos.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar