blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- MERA COINCIDÊNCIA

* Os times que lutam contra a foice da Caetana na Séria A na última rodada não conseguiram uma única vitória, e por uma coincidência da tabela todos terão pela frente na sequência que começa hoje, adversários que estão na sua primeira página.  

Na verdade é ruim para todos, e bom para aquele que ganhar um jogo, quando poderá  abrir uma boa vantagem para o 17º, que é o primeiro da zona da degola.

Os técnicos que elaboraram a tabela jamais poderiam atentar para algo que iria acontecer no futuro.

Nessa noite, o Fortaleza (12º), joga contra o Corinthians (8º), Cruzeiro (16º) enfrenta o Athletico-PR (6º), em Curitiba, e o Atlético-MG enfrenta em casa o Goiás (9º), e o Vasco (11º), terá pela frente o Palmeiras (2º), no São Januário. 

Na quinta-feira, o Ceará (15º), joga contra Internacional (7º), o Botafogo (14º) enfrenta o Flamengo (1º), enquanto o Fluminense (17º) visita o São Paulo (4º), já o CSA (18º) terá pela frente o Grêmio (5º), jogando em Porto Alegre.

Fechando as coincidências, o Avaí (20º) jogará em casa contra o Santos (3º), o Bahia (10º), recebe a visita da Chapecoense (19º).

São coisas do futebol brasileiro.

NOTA 2- TIAGO NUNES ACEITA A PROPOSTA DO CORINTHIANS

* Não temos a menor duvida de que Tiago Nunes será no futuro o Rogerio Ceni do Corinthians, ao deixar o Fortaleza pelo Cruzeiro, sendo demitido em pouco tempo.

A novela acabou e o ex-técnico do Athetico-PR acertou com o clube do Parque São Jorge, e assumirá o time em 2020.

O acordo se concretizou ontem, e o treinador comunicou a diretoria do clube paranaense que no próximo ano estará à frente do alvinegro de São Paulo.

Trata-se de um técnico promissor, mas que está dando um passo muito grande em relação a sua pequena carreira no futebol profissional. Irá sair da tranquilidade para um clube onde as torcidas mandam mais do que os cartolas.

Apesar de ter recebido uma proposta do Furacão, a oferta corintiana pesou mais, no valor de R$ 800 mil para toda a comissão técnica. Junto com ele vão os auxiliares Kelly e Evandro Fornari, o preparador físico Tulio Flores e o analista Pedro Sotero.

Na ocasião em que o acerto foi concretizado, como todo clube que se preza, Tiago Nunes foi avisado que não ficaria até o final do seu contrato e não comandaria mais o time contra o Cruzeiro, na noite de hoje, na Arena da Baixada.

Temos uma visão de que o passo dado foi muito maior do que a capacidade das pernas do profissional.

Vamos aguardar.

NOTA 3- A MOSCA AZUL E A RENÚNCIA DO VICE-PRESIDENTE DO SPORT

* Não conhecemos o então vice-presidente do Sport, Carlos Frederico Melo, que renunciou o cargo de forma incoveniente, já que está viajando, e mesmo sem entregar a carta que fazia a comunicação de sua decisão ao Conselho Deliberativo, a divulgou pela imprensa.

Uma atitude equivocada.

Na verdade conversamos ontem com alguns rubro-negros que fazem parte da cúpula do clube, e esses nos informaram que o problema foi a picada da mosca azul, desde que o desejo do ex-vice era ser o candidato a presidência, algo muito cedo para ser discutido, e que não tinha o apoio dos cardeais que cercam o presidente Milton Bivar.

Em janeiro de 2020 a atual administração completa um ano, e assim sendo terá muito chão pela frente para tratar de sucessão.

Ficamos à disposição de Carlos Frederico na sua volta para que possa nos mostrar a razão da sua atitude, e se foi por um outro motivo.

NOTA 4- A FRACA SÉRIE B É RETRATADA NA MÉDIA DE GOLS

* Nenhum dos vinte clubes que estão na disputa da Série B, tem um elenco que possa disputar a divisão maior em 2020.

O próprio Bragantino que já conquistou a sua vaga, terá que mudar praticamente todo o elenco, que de verdade é para uma divisão menor.

Óbvio que os recursos que são disponibilizados para os disputantes não permitem gastos elevados, e por conta disso a qualidade é muito baixa. 

Quando conseguem o acesso, as dificuldades são latentes, inclusive com relação as cotas que são ínfimas com relação as demais, e o resultado é que pelo menos dois times que sobem de divisão no ano anterior retornem ao seu leito.

A Série B da atual temporada é uma das piores de todos os tempos, e isso está referenciado na pior média de gols nos últimos 27 anos.

A média de gols é de apenas 2,06 por jogo.

Os atacantes não tem pontaria, ou os goleiros são extraordinários.

Desde 1992, há 27 anos, essa divisão não tinha um número tão baixo neste quesito. Naquele ano, a média foi de 2,01. O ano de 2008 foi o que teve a melhor média , com 2,98 por jogo.

Na verdade isso representa a triste realidade de nosso futebol.

NOTA 5- FÁBIO CARILLE O ÚLTIMO DOS MOICANOS

* Os jovens treinadores foram triturados pelo sistema nos últimos dois anos.

Tivemos um período no futebol brasileiro com o aproveitamento de técnicos que estavam saindo do comando dos times da base, para assumirem diversos clubes em sua parte profissional.

Foi uma farra e uma folia geral.

As mídias deram espaços gigantescos para essa revolução, que em menos de dois anos foi perdendo espaço com a dança das cadeiras da maioria daqueles que tinha tido o acesso para um setor maior.

Jair Ventura, Odair Helmann, Zé-Ricardo (que hoje está cobrindo um buraco no Internacional), Claudinei Oliveira, Thiago Larghi, Rodrigo Santana, Alberto Valentim (que está agora no Botafogo), Fábio Carille,  entre outros, dançaram em seus clubes.

Rogério Ceni sem a devida experiência assumiu o São Paulo, foi demitido, foi contratado pelo Fortaleza, fazendo sucesso, e assumiu o Cruzeiro, do qual dançou por conta do vestiário. Voltou para o time cearense.  

Na verdade foi um movimento muito rápido, e que foi de encontro a realidade, desde que não tinham o devido preparo para abraçar esse trabalho.

Necessitavam de uma maior experiência, e sobretudo deveriam ter começado em times menores.

NOTA 6- ATLÉTICO-GO ENFIM GANHOU

* A 33ª rodada foi encerrada com a realização de nove partidas, cujos resultados deram o formato do que será o final da competição.

A história estava sendo repetida no encontro do Atlético-GO contra o Londrina, quando o rubro-negro estava à frente do placar, e o goleiro Kozlinski foi autor de mais uma lambança, ao fazer um gol contra, o que iria somar o seu 16º empate e com o risco de na próxima rodada perder a vaga no G4.

Desta vez, os Deuses do Futebol abraçaram o time goiano, quando aos 47' marcou o gol da vitória, levando-o ao terceiro lugar na tabela.

Enquanto isso, o América-MG mais uma vez desperdiçou um jogo seguido em casa, e foi derrotado pelo Paraná por 2x0 que teve o seu melhor desempenho. Com essa vitória o time paranista chegou ao 5º lugar, com três pontos a menos do Coritiba.

Para o Sport essa vitória foi positiva, desde que ficou com sete pontos à frente do tricolor paranaense.

Nos demais jogos, o Oeste foi derrotado pelo Botafogo-SP por 2x0, o Vitória ficou longe da Caetana após ganhar do Brasil de Pelotas por 3x0, o Figueirense não aproveitou um jogo em casa contra o Vila Nova, ficou no empate de 0x0, e continuou na zona do inferno.

O Operário derrotou o Criciúma por 1x0 deixando-o pronto para o abraço da Caetana.

Nos três encontros das 21h30, o Cuiabá atropelou o CRB por 5x1, a Ponte Preta empatou com o São Bento (1x1), e o Bragantino superou o Guarani por 3x1, tornando-se o primeiro clube a ter o acesso pela matemática, com 65 pontos.

Comentários   

0 #1 Nota 6André Ângelo 06-11-2019 10:36
Essa rodada ficará marcada pelo acesso antecipado do Bragantino.
E isso deve também ao "efeito borboleta" da rodada anterior.
Realmente, se o Sport tivesse vencido o jogo contra o Guarani, era certo que o time campineiro entraria com outra disposição ontem contra o Bragantino.
Mas, como o Sport entrou para empatar e perdeu, o Guarani chegou a 39 pontos, ficando mais tranquilo para enfrentar o Bragantino. Logo, ficou mais fácil para este vencer o time bugrino.
É uma pena que a comissão técnica e os jogadores não visualizem essas situações que podem ocorrer.
Agora a situação está ficando mais complicada, embora o discurso seja de que o Sport só precisa vencer os 3 jogos em casa, mas todos sabem que as últimas rodadas da Série B são atípicas, pois têm times brigando para subir, times brigando para não cair e times jogando por "malas pretas".
E, podem ficar certos, virão "malas pretas" para os times que enfrentarem o Sport na Ilha do Retiro. O acesso será sofrido.
É por isso que reclamamos o campeonato inteiro da "empatite" de Guto Ferreira. O campeonato vai cobrar isso agora.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar