blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Guy Kawasaki, um dos evangelistas da Apple, empresa do falecido Steve Jobs, em suas peregrinações pelo mundo afora com palestras em que pregava a qualidade dos produtos fabricados, citava algumas frases que mostravam a realidade do mundo empresarial.

Kawasaki hoje é um dos mais importantes membros do setor de tecnologia do planeta, com livros sendo vendidos em todas as línguas, e por isso seus ensinamentos merecem reflexão, e o importante é que esses se encaixam no futebol brasileiro e seu modelo de gestão, sendo que todos são baseados nos princípios empresariais de Jobs.

1- "Os melhores chefes contratam os melhores profissionais- Todos que você contratar devem ser melhores que você". Ou seja, não se deve cercar de patetas.

No futebol essa linha de conduta não é aplicada. Realmente um cartola não contrata um profissional que tenha mais competência do que ele, desde que iria deixa-lo no limbo, coisa essa que é detestada pelos que dirigem o setor. O dirigente do futebol não quer e não deseja sombra, mesmo sendo um profissional da mais alta competência. Preferem o subserviente que balança a cabeça.

2- "Seu produto tem que ser único e valioso"- Na realidade essa foi a filosofia adotada pela Apple, que fez história.- Não adianta portanto vender o que todo o mundo está vendendo. Para isso é necessário investir em trabalho, ideias e também em pessoal bem qualificado.

Steve Jobs morreria novamente se conhecesse a gestão do futebol brasileiro. O seu melhor produto é deixado de lado. Começa a competição com equipes reservas, no meio do caminho escolhem os alterativos por conta de outras competições, e torna-se pior do que se vende no mercado. Investir em ideias não existe, desde que o cartola não perde tempo com isso, e muito menos em qualificar o pessoal.

3- "Comunicação direta". Steve era avesso a longas apresentações, com números e slides. Tinha um número de telas a serem apresentadas e não passavam de dez. No futebol, quando mais falar, o gestor ficará conhecido, que é o mais importante para esse do que a vida do próprio clube. Apresentam dados e projeções que nunca irão acontecer, e no fracasso colocam a culpa no mordomo.

4- "A inteligência significa mudar o pensamento quando necessário- Somente antas conseguem manter as suas ideias imutáveis ao longo da vida".

Se isso acontecesse em nosso futebol, os clubes não estariam falidos, com pires nas mãos, os gramados estavam clamando por craques, desde que o sistema de continuidade dos cartolas impediu as mudanças de pensamentos, e esses tornaram-se os primeiros e únicos até a data de hoje.

O Flamengo por conta da gestão de Eduardo Bandeira de Mello conseguiu sair do marasmo, ao abrir o caminho para o seu sucessor, é um ponto fora da curva, e isolado no sistema.

Na verdade, verificamos as diferenças de ações entre um dos maiores talentos empresariais da história da humanidade, Steve Jobs, com as dos dirigentes de nossas entidades esportivas.

Água e vinho.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar