blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

O Brasil e todos os seus segmentos avacalharam uma das teorias mais importantes do mundo, a de ¨Um Passo à frente, dois Atrás, que consta de um livro do mesmo nome da autoria de Vladimir Ilitch Lenin, mentor da Revolução Russa de 1917.

Em nosso país aconteceu o inverso, quando deu o seu passo à frente, e recuou dez atrás. Para que isso possa ser entendido basta observar todos os seus segmentos.

A tecnologia deixou o mundo plano. A média de vida aumentou no país, na saúde quem tem um plano bom recebe o melhor tratamento, com equipamentos da mais alta geração. A internet domina as comunicações. São partes do passo à frente.

Enquanto isso em pleno século XXI os doentes mais pobres morrem nas portas dos hospitais na busca de um atendimento. A escola pública que era boa foi destruída. O ensino que era de qualidade, tornou-se péssimo, com uma geração escrevendo xadrez com CH. Dez passos atrás. 

Andávamos nas ruas, mesmo nas madrugadas e nada acontecia. A violência era pontual, as mortes eram mais por brigas amorosas e traições. Um passo à frente. Hoje se mata como se comprasse banana em uma feira. Dez passos atrás.

No futebol, alguns bons estádios foram construídos, os recursos se tornaram grandiosos, formando o seu passo à frente. Os dirigentes de outrora trabalhavam pelos interesses dos seus clubes, e hoje o fazem pelos seus pessoais. Dez passos atrás.

Antes do passo à frente, os torcedores de um time iam aos jogos na companhia dos que torciam pelo adversário. Iam e voltavam inteiros e vivos, mesmo sentando-se juntos nos estádios. Depois dos dez passos atrás, esses se tornaram inimigos, apareceu uma tal de organizada que bagunçou o coreto.

Além disso apesar do passo à frente, da tecnologia, dos maiores recursos, o retrocesso no futebol foi grande, com o desaparecimento dos craques, dos bons treinadores, dando lugar aos brucutus e os novos ¨professores¨, que são os mais midiáticos do que técnicos de futebol. Parte dos dez passos atrás.

O passo à frente nos trouxe uma mídia muitas vezes humorística, com dezenas de programas esportivos nas rádios e televisões. Um jornalismo diferente da qualidade do passado, que tinha excelente profissionais. Eles ouviam diretamente as fontes, hoje estuda-se pelo google. Foram dez passos atrás.

O país cresceu muito, mudou, as cidades estão cheias de espigões, a bandalha tomou conta através da corrupção, mas nesses quesitos que apresentamos os velhos tempos eram bem melhores, e mais belos do que o novo em que vivemos, em especial no futebol, que era grandioso e hoje tornou-se medíocre.

Lenin teria uma grande decepção com o Brasil, que não acompanhou a sua teoria, pelo contrário jogou-a em um aterro sanitário.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar